Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Quem não sonha em mostrar aquele sorriso perfeito? Afinal de contas, os dentes são o nosso cartão de visita e demonstram o quanto somos cuidadosos com a nossa saúde e aparência. A reabilitação oral é um dos mais recentes recursos disponíveis na área odontológica sendo a especialidade que desenvolve e cuida da harmonia funcional e estética dos dentes. Embora o principal objetivo dos pacientes que procuram um tratamento de reabilitação oral seja obter o resultado estético desejado, poucos sabem qual a verdadeira função e os benefícios de uma perfeita harmonia bucal para sua saúde. A falta de um ou mais dentes pode resultar no desenvolvimento de problemas desde a mais simples dor de cabeça à  problemas nutricionais, traumas nos músculos faciais e problemas psicológicos, sendo que com o passar dos anos tendo uma função mastigatória não adequada há a possibilidade de desenvolvimento de problemas do sistema digestório e até nutricionais devido a ingestão de alimentos mal triturados.

Como o próprio nome já diz, reabilitação quer dizer tornar hábil novamente, reestruturar, porém deve-se lembrar que algo muito importante para que esta reabilitação seja efetiva e permanente é a prevenção de doenças bucais e a manutenção da higiene da boca. Por isso, o primeiro passo da reabilitação é fornecer ao paciente informações básicas de como cuidar de sua higiene bucal, ensinando-o a maneira correta de escovar os dentes e usar o fio dental, que resultará numa diminuição da ocorrência de doenças bucais que poderão acarretar perdas dentais.

O processo de reabilitação oral envolve praticamente todas as áreas da odontologia, e através de um criterioso exame físico da boca do paciente, será desenvolvido um plano de tratamento que poderá utilizar implantes, próteses ou outros artifícios, dependendo do caso em questão. Em média, os tratamentos de reabilitação oral são um pouco demorados e por vezes trabalhosos, exigindo tanto da habilidade do profissional que está realizando o trabalho quanto do paciente em cumprir com as orientações cabíveis ao seu tratamento. Após o término da reabilitação oral, haverá a necessidade de um acompanhamento periódico para que a durabilidade desse tratamento seja mantida.

É válido lembrar que tudo que não é natural do organismo possui suas limitações, pois se existe algo difícil de realizar é copiar a natureza e substituir um dente natural por outro artificial é complicado. Portanto, esclareça sempre as suas dúvidas quanto ao que espera de uma reabilitação oral, conversando com o seu dentista e expondo suas críticas ou perguntas no desenrolar do tratamento. Mas tenha sempre a certeza de que mesmo com limitações, uma diferença bastante positiva e notória no seu sorriso, na sua função mastigatória e na sua vida ocorrerá.

 

[-] topo

 

 

 


 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

D E S E N V O L V E D O R