Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
             

Ao escovar os dentes sua gengiva sangra?
Cuidado, você pode estar apresentando doença periodontal.

A periodontia é a ciência que estuda e trata das doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é constituído pelo osso alveolar, que é a parte da mandíbula e da maxila que formam o suporte dos dentes; ligamento periodontal, que é um tecido conjuntivo ricamente vascularizado que está em torno da raiz do dente; e cemento, que é um tecido mineralizado especializado que recobre a superfície da raiz do dente. A função do periodonto é a inserção do dente no tecido ósseo dos maxilares e a conservação da superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal.

A falta de higienização adequada da boca pode comprometer a saúde da gengiva. Essa falha na higienização da boca, leva a formação de placas bacterianas que, com o tempo, podem se mineralizar e formar o tártaro. O tártaro, por sua vez, ao se acumular, causa o deslocamento das gengivas através da destruição das fibras que prendem o dente à gengiva. Se este processo não for tratado, a estrutura óssea que sustenta o dente poderá ser comprometida e, a longo prazo, poderá ocorrer a perda do elemento dental. Esse abalo na estrutura óssea é denominado de doença periodontal ou periodontite.

Os sinais do desenvolvimento de doença periodontal incluem o sangramento gengival, mau hálito persistente, gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, gengivas que se afastam dos dentes (retração gengival), pús entre a gengiva e o dente, alteração no formato gengival, mobilidade dentária e muito frequentemente todo esse processo é indolor.

O tratamento da doença periodontal é realizado através da remoção da placa bacteriana aderida aos dentes com raspagem e o alisamento das raízes dos dentes, que elimina pontos de acúmulo de bactérias, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.

A prevenção da doença periodontal se faz através da remoção constante das placas bacterianas e para isso deve-se manter uma higiene adequada da boca com escovações e o uso do fio dental, associada a visitas regulares ao dentista para realização de limpezas periódicas.

Por isso se sua resposta foi positiva, não perca tempo e procure rapidamente seu dentista.

[-] topo

 

 

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

D E S E N V O L V E D O R